quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Bloco Cheiro Com a Banda Cheiro de Amor





O bloco Cheiro de Amor, nasceu na Cidade Baixa e há 27 anos, vem construindo uma belíssima história no Carnaval, inovando sempre e trazendo importantes contribuições para a folia de Salvador.
Em 1981 o bloco desfilou pela primeira vez na Avenida. A fantasia era um macacão, sendo adaptada sete anos depois para "mortalha", que já ganhava corpo entre o público jovem. Com o passar dos anos aderiu ao abadá e foi o primeiro bloco a lançar três abadás e posteriormente três fantasias.
Nos anos 85 e 86 começou o movimento da axé-music com Luiz Caldas, Chiclete com Banana e Banda Mel. Assim sendo, o bloco que inicialmente tinha lançado a banda Pimenta de Cheiro, acabou criando a Banda Cheiro de Amor, revelando nomes como Laurinha, Márcia Freire, Carla Visi e desde 2004, Alinne Rosa.



Tema do Bloco Cheiro.

O Bloco Cheiro vem para a avenida homenageando os movimentos que marcaram as décadas de 70,80 e 90.

Anos 70 hippie
No domingo, o Cheiro chega na avenida homenageando uma cultura que transformou a vida de muitos jovens nos anos 70, os Hippies.
Naquela época, muitos jovens passaram a contestar a sociedade e a pôr em causa os valores tradicionais.Os hippies defendiam o amor livre e a não-violência.
O abadá será com cores brilhantes e um estilo incomum, com inspiração indianas.


Anos 80 punk
Na segunda a avenida abre passagem para a cultura punk. Denomina-se cultura punk os estilos dentro da produção cultural que possuem certas características comuns àquelas ditas punk, como por exemplo o princípio de autonomia do faça-você-mesmo, o interesse pela aparência tosca e agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista e a subversão da cultura.


Anos 90 Clubber
Na terça cultura Clubber, típica dos anos 90. Os clubber são pessoas que seguem a ideologia do PLUR, que em ingles significa: Peace(Paz) Love(amor) Unity(união), Respect(respeito).
Os clubbers se vestem de uma maneira extravagante, e para fechar o carnaval, nada mais bacana do que um ábada bastante colorido.


O Figurino de Alinne Rosa

A Banda Cheiro de Amor, registra que assume sua maturidade com a cantora Alinne Rosa neste verão e isso será representada no Carnaval pelo tema "A Beleza Feminina Atravessa os Continentes", no qual a cantora faz uma homenagens à diversos países. Depois de minuciosa pesquisa visual, Alinne assumirá as figuras femininas da Ásia, África e Europa. Na quinta-feira, no Bloco Yes, no Circuito Barra Ondina, será o dia da gueixa, mostrando toda sua sensualidade e magia de conquista. Os figurinos são assinados pela grife paulista Santu Emilliu e as sandálias e botas pela CarmemSteffens, com produção de moda de Sandro Lopez, sob a coordenação do diretor artístico Fred Soares e supervisão de Rita Urpia.

Tema: A Beleza Através dos Continentes
Nestes tempos de globalização, em que as culturas estão cada vez mais miscigenadas, fomos buscar nas tradições da África, Ásia e Europa, as referências para desenvolver o conceito do figurino de Alinne Rosa para o Carnaval 2008. Tecidos, roupas, sapatos, acessórios que sejam ao mesmo tempo contemporâneos e arcaicos. Esse retorno dos elementos étnicos está relacionado a nosso desejo de preservar valores, rituais, tradições. Por isso nos identificamos com elementos dessas culturas ancestrais que podem fazer parte de nosso cotidiano.

África – O berço da humanidade
A natureza exuberante, a liberdade dos animais selvagens, a leveza e suavidade traduzem a força do continente africano. Nas roupas e nos acessórios, o desenho da pele dos animais vira estampa em tecidos sintéticos e faz uma mistura do que é primitivo, sofisticado e sensual. Uma explosão de cores e estampas com um toque de satisfação que fazem referência a diversidade cultural do continente.

Da Índia vêm transparências e brilhos
A mulher indiana se enfeita sem medo de misturar cores fortes – roxo, amarelo, vermelho, verde — com brilhos de lantejoula e mesmo de pequenos fragmentos de espelhos. Na tradição, além de refletir a luz, eles tinham o efeito de talismãs, pois afastavam vibrações,indesejáveis.
Usaremos bordados com fios laminados sobre o algodão, unindo a nobreza dos tons metálicos com a simplicidade da fibra natural. Alguns tecidos são muito finos e envolvem o corpo com as transparências. Para compor, brincos e pulseiras – grandes porque são de metal compacto ou somam muitas peças delicadas – que refletem os sinais de nobreza e vaidade.

O Fogo e Paixão da Espanha
A Espanha é um país de cores fortes, de festas populares muito alegres, de uma religiosidade profunda, que herdou o temperamento quente dos colonizadores espanhóis e as raízes dos índios, os primeiros habitantes do mais latino dos países da Europa. Essa mistura resultou num jeito vibrante de misturar flores, cores, elementos da cultura popular, sendo destacado sempre em tons de vermelho, representando a paixão e o poder de sedução das mulheres. Nosso figurino foi inspirada em um formato mais clássico, idealizado por semelhança à uma cigana. Com bastante badado, rodado e leveza, o vestido acentua a dança que terá livre inspiração da cultura flamenca.
Banda Cheiro de Amor

Carnaval o ano todo. Micaretas e shows espalhados por todo o Brasil. Trios Elétricos que puxam a "pipoca" enlouquecida .A Banda Cheiro de Amor é percussora neste movimento chamado axé music que levou o cenário musical baiano para todo o país.
Visual novo, CD novo, show novo.No ano de 2007 a banda mostrou que uma nova era se inicia e que em 2008 vem com a certeza de agradar e atrair cada vez mais admiradores.
Depois de 27 anos, 26 cd`s gravados, o mais novo trabalho "Tudo Mudou de Cor", apresenta arranjos que valorizam ainda mais a estética musical da banda, fazendo uma ponte entre a sonoridade pop, temperada com beats baianos. Resultado: Uma festa da conexão com o novo.
Desde 2004, o grupo é liderado pela jovem Alinne Rosa, 26 anos, baiana da cidade de Itabuna, que passou por várias bandas, de diferentes estilos quando foi descoberta pela Cheiro Produções.
A menina Alinne Rosa transformou-se nesse período e hoje vemos uma mulher madura, bela, envolvente e cheia de objetivos que faz o público vibrar cada vez que se apresenta. O Amadurecimento só fez ampliar os horizontes da cantora, que celebra seu sucesso pessoal e profissional.
Simpática, sapeca, carinhosa e cheia de energia, Alinne é sinônimo de uma pessoa que esta sempre "de bem com a vida".
No Carnaval de 2008 a banda comanda no os blocos Yes (quinta) e Cheiro(domingo,segunda e terça), além de participar do evento em outras cidades. A música de trabalho é "Lua de São Jorge", composta por Ivan Brasil, Sinho Maia e Jean Carvalho.